Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

As várias faces do humor brasileiro e sua história

No último sábado, dia 10 de abril, estreou na Record o "Legendários", um programa humorístico que promete concorrer com o Zorra Total, da Globo, exibido no mesmo horário.

Durante o programa, o Twitter do mesmo ficou exibindo as várias mensagens enviadas por pessoas ao redor do país elogiando os quadros e atuações dos seus participantes. Basicamente, a Record trouxe diversos personagens da MTV e juntou todos num programa só. É o caso de Marcos Mion, Mionzinho, os integrantes do Hermes e Renato e João Gordo.

Logo no início do programa - e isso foi sendo repetido pelo Mion ao decorrer dele -, foi dito que ele pretendia uma inovação na TV brasileira, sem as mesmices de se colocar mulheres seminuas rebolando na tela ou quadros com apelação sexual. Ótimo, né?

Bom, não foi o que aconteceu.

Foi realmente um sarcasmo muito bem empregado do Mion, pois a primeira coisa que fizeram questão de mostrar foram as mulheres de biquíni e o quadro com temas super interessantes, como impotência sexual e ejaculação precoce.

Sinceramente, eu não vi graça nenhuma naquele programa. Não teve inovação alguma. Aliás, até quadros do antigo programa do Mion eles aproveitaram, como a dublagem de músicas feitas com o Mionzinho. As piadas são velhas e forçadas.

E é por isso que é hora de falar sério. Não estou aqui simplesmente pra criticar um e defender outro, e sim pra analisar os nossos atuais programas humorísticos.

A começar pelos mais antigos, como Casseta e Planeta, Zorra Total e Praça é Nossa. O primeiro sempre baseou suas piadas em apelos sexuais ou políticos, mas hoje está ainda pior, reciclando piadas já recicladas; o segundo, a mesma coisa; o terceiro, vez ou outra, graças à simpatia do Carlos Alberto de Nóbrega, produz algo decente. Mas no geral não empolga.

Pânico na TV, programa idolatrado por muitos acéfalos e incultos, é um típico exemplo do que faz sucesso no Brasil: totalmente baixo, com quadros como mostrar mulheres de biquíni na praia, fazer um cara gordo ser torturado pra que todos riam dele ou fazer pessoas se passarem por idiotas em rede nacional. Uma vergonha, como diria o provavelmente expectador desse programa, Boris Casoy.

Na verdade, até os veteranos do humor no Brasil andam se saindo melhor (ou menos pior) que os atuais. O Show do Tom, por exemplo, conta com duas figuraças do nosso país: Tom Cavalcante e Tiririca. Até a nossa geração teve a oportunidade de ver Tom Cavalcante quando era menor. Ao lado de Chico Anísio, Golias e Nair Belo é um dos maiores gênios nessa área, indiscutivelmente. E o Tiririca, apesar de usar as mesmas piadas de sempre, tem crédito, pois tem um jeito muito engraçado.

CQC, é, de fato, um dos poucos programas que se salva dentre os humorísticos. Claro que ele não é perfeito. Por vezes faz um humor de mau gosto, como procurar humilhar pessoas (exemplo: os políticos, que apesar de safados, ainda assim são pessoas) para produzir risadas. Isso de fato não é legal. Aliás, isso é da própria personalidade do Rafinha Bastos, já perceberam? Sempre que tem a oportunidade, ele fala mal de alguém. E se acha hilário por isso. Mas no geral, as piadas do programa são inteligentes, voltadas a pessoas com um mínimo de conhecimento cultural e consciência social. Dizer que Legendários ou Pânico será algum dia melhor que esse programa é uma tremenda idiotice.

Mas apesar de ser o melhor, o CQC não conta com o melhor humorista em exercício atualmente no nosso país: Marcelo Adnet. Quem assiste os programas do qual ele participa na MTV (sobreviveu às garras da Record, ufa!) sabe a qualidade que ele tem. O carisma, o jeito com as palavras, a capacidade de improvisação, e mesmo o talento e cultura que ele possui são inigualáveis. Qualquer programa que tenha ele já é promessa de sucesso. Tem ou terá, sem dúvida, seu lugar dentre os grandes do humor nacional.

Portanto, vamos mostrar que nós, brasileiros, não somos como esses BABACAS pensam que somos: burros, incultos e esquecidos. Façamos por onde para melhorar o nível dos nosso programas humorísticos, e não ficar assistindo porcaria na TV.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário