Pages

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A crise do PanAmericano e o reconhecimento de Silvio Santos

Recentemente, o mercado financeiro do Brasil foi sacudido por uma notícia surpreendente: o banco PanAmericano, pertencente ao grupo Silvio Santos, havia sofrido um golpe e estava com um rombo de mais de 2,5 bilhões de reais. A repercussão foi imediata. As ações da empresa caíram, investidores perderam dinheiro e aqueles que dependiam financeiramente do mesmo entraram em desespero. Afinal, a quebra de um banco do porte do PanAmericano seria desastrosa para a economia nacional e - por quê não? - sulamericana. "Seria", pois o banco não faliu. Para cobrir o rombo, o empresário Silvio Santos reuniu suas outras várias empresas (Baú da Felicidade, SBT, Jequiti, etc) e ofereceu como garantia para conseguir um empréstimo, a ser pago em 10 anos.

Para muitos jovens de até 30 anos, como eu, que já nasceram ouvindo falar do Silvio e sabendo de seu patrimônio, é no mínimo estranha a frase "Silvio Santos está pobre". Claro que a verdade não é bem essa, mas que ele agora possui uma dívida gigante sobre os ombros, possui. Após declarar que "quem pagar a dívida leva o SBT", especulações já foram feitas, inclusive a de que Eike Batista, o maior bilionário do Brasil, estaria interessado em adquirir a empresa. Os parentes de Silvio estão sendo demitidos do grupo SS, e a moral do empresário certamente deve estar em baixa.

Agora há pouco, no entanto, li uma notícia que muito me alegrou: a de que telespectadores estariam oferecendo mensagens de apoio e ajuda financeira ao apresentador, que já recebeu dezenas de e-mails e cartas. Duas delas:

"Pessoal do SBT", começa a primeira mensagem, "Peço que mandem uma conta do Grupo SS para que eu possa depositar um pouquinho das minhas economias para ajudar o Silvio que tanto tem ajudado o povo sofrido. (Assinado Jorge)"

"Silvio você é o cara. Já ajudou muita gente e agora é nossa vez de ajudar." (Adriano, via hotmail)

A matéria completa você pode conferir aqui: UOL Notícias

Me alegra em ver que o povo brasileiro, mesmo com sua simplicidade e não estando em plenas condições de ajudar ninguém, queira ajudar a salvar da falência um poderoso empresário. Explico: Silvio não é um milionário qualquer. Não nasceu rico, nem ganhou na loteria nem herdou uma grande quantia. Pelo contrário. Todos sabem qual foi uma das primeiras profissões do apresentador: camelô. Um homem simples, que veio de baixo, e começou sua carreira em uma continuação da extinta TV Tupi, que agora lhe pertence, a SBT (que até então, antes do seu programa de auditório, não era notável).

A TeleSena, o Baú da Felicidade, todos são formas de ganhar dinheiro, é verdade. Mas as pessoas se sentem agradecidas por terem esse tipo de programa. Do Teleton, então, nem se fala. O carisma do apresentador não é um falso, temporário, como o de José Serra. Ele realmente gosta de estar com as pessoas, se diverte, e é feliz no que faz - e não apenas pelo dinheiro. Tanto que até transferiu este sentimento para o novo slogan da Rede Televisiva: "SBT: A TV mais feliz do Brasil".

Falem o que quiser de Silvio Santos, mas que sua credibilidade e reconhecimento pelas massas são enormes, são. E Vox Populi, Vox Dei. Esperem pra ver se aconteceria o mesmo caso uma das filiais da Globo falisse. Nada! Uma emissora elitizada, que defendeu a ditadura militar e lavou as mentes do povo para que elegessem Collor de Mello e que hoje fala em "liberdade de imprensa" jamais teria uma prova deste reconhecimento que Silvio está tendo agora.

Isso me lembra as teorias do nosso querido Maquiavel, que dizia que, em certos casos, é melhor ser temido do que amado. Bom, se há casos em que isso é verdade, não discutirei aqui. Mas nesse específico, a repressão, a tortura e o despotismo da ditadura (patrocinada pelas Organizações Roberto Marinho) geraram sentimentos que em nada se comparam aos que Silvio conseguiu despertar na população brasileira. A ditadura conseguiu terror, e não respeito; Silvio conseguiu amor e respeito ao mesmo tempo. E agora, José Nicolau?

Portanto, deixo aqui meus sinceros parabéns a um dos maiores empresários desse país, e que conquistou esse povo maravilhoso através de seu carisma e suor (assim com um dos meus maiores ídolos , o Tio Patinhas!). Que o grupo Silvio Santos se reerga e que o SBT não tenha de ser vendido, e que o nosso apresentador preferido continue proporcionando tardes de entretenimento [a quem assiste o programa] - e muitos Top Fives do CQC.

Um abraço, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário